
Os Coldplay já contam com inúmeros êxitos musicais de sucesso, desde o seu primeiro album, até ao último, que pelo andamento da coisa, vai de vento em popa e batendo todos os tops de vendas. Estes senhores já fazem música desde 1996, e que boa música, um bem distinto rock pós-Britpop, sendo o seu primeiro album de originais, o genial Parachutes (2000). A partir desse momento, tornaram-se a banda que são hoje. Comparações com outros grupos musicais apareceram de imediato, comparando os Coldplay com os Radiohead, R.E.M., Oasis, The Smiths, entre outras bandas, que tem servido de grande inspiração musical para os próprios Coldplay.
Mas esta banda tem uma obrigação para com ela própria e leva a opinião dos seus seguidores muito atentamente, e uma coisa que afirmaram foi que não se querem prender a um estilo de música fixo, tentando em cada album haver algo de inovador. A Rush Of Blood to the Head (2002), foi a confirmação de um sucesso que tinha sido confirmado pelo lançamento do primeiro album. Muito se falou sobre o seu sucessor, e no ano de 2005, para desespero de muito, lá apareceu, X & Y, bem recebido pela crítica, custando um pouco de digerir pelos fans, mas durante todo o processo sentiram uma enorme pressão, que superaram realizando um album realmente muito bom.
Este ano chega até nós, Viva La Vida Or Death And All His Friends, sendo que Viva La Vida é o nome de um quadro da artista Frida Kahlo, que Chris Martin resolveu adoptar para o seu novo album.
Ainda ando a explorara melhor a sonoridade do album, mas a verdade é que realmente é um pouco diferente do trabalho que os Coldplay tem vinda a realizar até à data. O tema "Viva La Vida" , não sei porquê, fez-me lembrar em muito os The Divine Comedy , e o primeiro single "Violet Hill" , tem não sei o quê, algo que os Radiohead conseguem por nas suas musicas naturalmente e os Coldplay estão agora ainda a experimentar. Por muito que goste de Coldplay, e gosto, estou ainda com segundas dúvidas em relação a este album, mas isto sou eu. Para vocês mesmos torarem as vossas conclusões, aqui fica, "Violet Hill", o primeiro single retirado do seu último trabalho, para ver e ouvir. Um grande bem haja a todos.
1 comentário:
Conheci o blog atraves do superbock.
Na categoria da musica, o meu voto foi para este blog.
Adoro musica, e nela, adoro coldplay, e este post esta interessante.
Continuaçao
Rita M
Enviar um comentário