
Os Morcheeba são uma banda Inglesa que mistura várias influências como o trip hop, o rock, musica rítmica, blues e pop. Desde muito cedo que começaram a fazer musica, e boa musica, estando no activo desde o ano de 1995. A banda tornou-se desde muito cedo a ser bem recebida pela crítica musical e pelo público em geral. O album de estreia, "Who Can You Trust?" (1996) foi um enorme sucesso e marca definitivamente os Morcheeba no mundo da música. "Big Calm" (1997) foi simplesmente a sucessão muito bem concebida de um som e alinhamento próprio que marcou os Morcheeba.
A banda é formada pelos irmão Godfrey, o dj Paul Godfrey e o multi-instrumentalista Ross Godfrey, que precisavam de alguém para contar os seus temas e convidaram Skye Edwards como vocalista, e que grande vocalista. E assim se formaram os Morcheeba. Devo ter começado a ouvir Morcheeba na altura do album " Charango" (2002) com a música "Otherwise" do qual me lembro perfeitamente do videoclip e da voz de Skye como é obvio.
O Som dos Morcheeba é um Trip Hop bastante marcado pelos sons electrónicos em contraste com um voz feminina melódica e suave. No ano de 2005, Skye abandona a banda por divergências musicais e preferiu seguir outros rumos. Deste modo os irmãos Godfrey viram-se obrigados a arranjar outra vocalista. No ano de 2005, para editar o seu album "The Antidote" , convidaram Daisy Martey (dos Noonday Underground) como vocalista do seu novo projecto. Como Skye foi (e talvez sempre será), a voz como o rosto dos Morcheeba, o público não aceitou muito bem esta mudança, radical. A banda também criticou o público por não aceitar o novo elemento e aceitar a mudança.
Como correu as coisas, não sei ao certo, mas Martey só esteve na banda no ano de 2005. Este ano, neste mês, saiu "Dive Deep", que marca mais um ponto de viragem na história da banda, com uma nova vocalista, Jody Sternberg, para as suas actuações ao vivo (na imagem que acompanha este texto podemos ver Sternberg). Morcheeba Será sempre com Skye, mas "Dive Deep" é Morcheeba em toda a sua essência. Para ver e ouvir, deixo o primeiro single retirado do album deste ano, de seu nome "Enjoy The Ride". Fiquem bem!.